Ícone do site Tapejara Agora

Banco Master: PF consegue acessar conteúdo de celular de Daniel Vorcaro

A Polícia Federal (PF) conseguiu acessar integralmente o conteúdo de ao menos um dos celulares de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Segundo informações do portal R7, as averiguações fazem parte da operação Compliance Zero.

Entre os aparelhos analisados está um iPhone 17 Pro Max, além de outros telefones atribuídos ao investigado.

Segundo fontes envolvidas na investigação ouvidas pelo R7, o material reuniria mensagens, áudios, fotos e registros de aplicativos. O aparelho ainda teria diálogos com autoridades que ocupam cargos relevantes.

Vorcaro é investigado pela Polícia Federal por conta de fraudes relacionadas ao Banco Master. A operação relacionada ao banqueiro desencadeou outras investigações que envolvem outras instituições financeiras e até mesmo entidades ligadas à previdência.

Grupo Fictor na mira

Recentemente, a PF abriu inquérito para investigar o Grupo Fictor, que fez uma oferta para comprar o Banco Master, em novembro do ano passado, e entrou, no último domingo, 1º, com pedido de recuperação judicial.

Os crimes de que a empresa é suspeita são os de gestão fraudulenta, apropriação indébita, emissão de títulos falsos e operar instituição financeira sem autorização. No próprio pedido de recuperação judicial, o grupo menciona “eventuais ilícitos”.

O dono do Master Daniel Vorcaro afirmou à PF que tentou viabilizar a venda de seu banco à Fictor com a ajuda de investidores árabes. A operação, contudo, foi barrada pelo Banco Central, que determinou a liquidação da instituição financeira devido a suspeitas de fraudes na emissão de R$ 12,2 bilhões em títulos falsos.

O BC considerou que a tentativa de compra era uma forma de mascarar a crise pela qual passava o Master, sem recursos para honrar compromissos com credores. No pedido de recuperação judicial, a Fictor diz que busca viabilizar o pagamento de R$ 4 bilhões em dívidas.

Fonte: CP

Sair da versão mobile