fbpx
Geral

Bombeiros começam a seleção e treinamento de 600 salva-vidas para Operação Verão

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, iniciou nesta semana o processo de seleção e treinamento de salva-vidas temporários para atuar na Operação Verão 2021-2022. As inscrições para atuar nas praias gaúchas se encerraram ainda na semana passada e contou com 1,3 mil candidatos. Dentre os inscritos, 924 concorrem às etapas de seleção da capacitação e 372 para a da chamada “recertificação”.

Conforme o tenente-coronel Antunes, comandante da Operação Verão, esses 372 inscritos já estão praticamente selecionados, pois são salva-vidas que já atuaram em operações anteriores e só passam por uma reciclagem. Desse modo, o objetivo agora é selecionar outras 200 pessoas para chegar a um número de 600 profissionais para atuar no litoral sul, norte e nas águas internas.

De acordo com Antunes, o processo de capacitação é voltado aos candidatos que ainda não participaram das operações. A recertificação é voltada a candidatos que já atuaram em edições anteriores da operação. Os candidatos ainda passarão pelas três fases do concurso – exame de saúde e mental, exame de aptidão física e capacitação técnica. Ainda, o Corpo de Bombeiros oferece capacitação técnica de 200 horas/aula, sendo 120 horas-aula e 80 horas de estágio supervisionado. Já a recertificação técnica é composta de 50 horas-aula.

Conforme o comandante da Operação Verão, o Corpo de Bombeiros trabalha com a expectativa de praias lotadas neste veraneio. Em função da pandemia, no ano passado as praias estavam interditadas ou com restrições para os banhistas frequentarem. Por isso, é aguardado neste ano, um grande movimento no litoral e, por consequência, uma atenção maior dos salva-vidas em relação aos banhistas. Desse modo, Antunes alerta também aos turistas para que tenham atenção e cuidado nos momentos de lazer para evitar problemas durante o verão.

O bombeiro destaca que a campanha da corporação sempre é: “se podemos vê-los, podemos protegê-los”. Por isso, o comandante solicita que as pessoas procurem áreas onde existe a presença de salva-vidas e fiquem próximos desses locais, para, caso necessite de um atendimento, isso possa ocorrer de maneira rápida.

Fonte: Uirapuru

%d blogueiros gostam disto:

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (0) in /home/tapeja36/public_html/wp-includes/functions.php on line 5420