Ícone do site Tapejara Agora

BTI está sendo entregue a agricultores de Tapejara

A Gestão Big-Gipe, através da Secretaria de Saúde de Tapejara, deu um importante passo em direção ao controle de mosquitos vetores e, consequentemente, para a promoção da saúde pública e o bem-estar dos tapejarenses. Recentemente, a Pasta adquiriu o BTI (Bacillus thuringiensis var. israelenses), uma bactéria natural do solo com propriedades notáveis como inseticida microbiano.

O BTI é uma ferramenta eficaz para reduzir a proliferação do borrachudo, um incômodo mosquito comum em muitas regiões do Brasil. Além disso, ele também contribui para o controle da propagação de doenças transmitidas por outros mosquitos vetores, tornando-se uma arma valiosa na luta contra enfermidades como a dengue, zika e chikungunya.

Para implementar essa ação, na sexta-feira, 1º de setembro, a Secretaria de Saúde realizou orientações aos voluntários na Câmara Municipal de Vereadores. A entrega do produto está em andamento e seguirá nos próximos dias, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. “É importante que os aplicadores retirem o BTI nos dias especificados, pois a primeira aplicação está programada para o dia 17 de setembro, seguindo um calendário e orientações que serão fornecidos durante a retirada do produto”, explica o secretário de Saúde, André Rodrigues da Silva ao informar que cada aplicador receberá doses específicas do BTI de acordo com critérios técnicos previamente estabelecidos, garantindo a precisão na aplicação e a máxima eficácia.

Segundo o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Eduardo Bortoloto (Tilico), o BTI é um produto biológico que age diretamente nas larvas dos insetos, garantindo a eliminação eficaz desses estágios. “No entanto, sua aplicação deve ser feita exclusivamente em água corrente, como rios, arroios e córregos. Evitar a aplicação em grama, capins ou outros tipos de vegetação é fundamental, uma vez que isso seria ineficaz contra os mosquitos adultos e resultaria no desperdício do produto, que é altamente eficiente contra as larvas”, comentou.

Entregas do BTI

As entregas do material estão sendo realizadas até esta quarta-feira (6) e seguem na próxima semana, nos dias 11, 12, 13, 14 e 15 de setembro, no Parque de Máquinas da Prefeitura de Tapejara, localizado na Avenida Sete de Setembro, nº 3270, bairro São Paulo. Esta ação conta com o apoio da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Emater/RS-ASCAR.

Sair da versão mobile