Oito estados brasileiros estão sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) devido a condições climáticas extremas previstas para os próximos dias. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o perigo continua a ser o grande volume de chuva. Em outras localidades, uma onda de calor é o que preocupa.
O norte e o noroeste do Rio Grande do Sul, estado afetado por temporais com acumulados significativos de chuva desde segunda-feira (29), estão em “grande perigo”, com previsão de mais de 100 mm de chuva por dia até às 12h de sexta-feira (3), assim como a maior parte de Santa Catarina (a exceção é o norte do estado).
Ao menos 13 pessoas morreram no RS e outras 21 continuavam desaparecidas até a manhã desta quinta-feira (2). Segundo a Defesa Civil, 44,6 mil moradores de 134 municípios foram afetados por inundações e deslizamentos de terra. Mais de 8.000 pessoas estão fora de casa.
O Paraná tem alerta de tempestade até sexta-feira nas regiões sul e leste. No norte paranaense, incluindo a área de Londrina, o que está em vigor é um alerta de “grande perigo” de altas temperaturas. A notificação se estende para toda a faixa oeste de São Paulo (Marília, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, entre outras cidades), parte do Triângulo Mineiro, todo o Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul de Mato Grosso.
Fonte: R7
