Ícone do site Tapejara Agora

Eleição para novos diretores e vice-diretores da Rede Estadual ocorre nesta segunda-feira (16)

Nesta segunda-feira (16), as escolas da Rede Estadual realizarão eleições para definir os novos diretores e vice-diretores. Professores, servidores, estudantes, pais e responsáveis pelos alunos irão às urnas para escolher os gestores que cumprirão um mandato de três anos, de 2025 a 2027.

O pleito será realizado em formato eletrônico, por meio de um aplicativo desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc). A contagem dos votos deverá ser concluída em até 24 horas, com a divulgação dos resultados prevista para quarta-feira (18/12). Caso haja segundo turno, a nova votação ocorrerá na sexta-feira (20/12), e os resultados serão divulgados até 23 de dezembro.

Após o período para possíveis recursos, as chapas vencedoras no primeiro turno serão homologadas até 20 de dezembro. Já aquelas eleitas no segundo turno terão sua homologação concluída até 23 de dezembro.

A coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Educação, Carine Imperator Weber, destacou que, neste ano, houve uma mudança na legislação. Antes das eleições, os candidatos precisaram participar de um curso seguido de uma prova para verificar suas competências.

Carine explicou que, em cada escola, os estudantes regularmente matriculados poderão votar, desde que tenham mais de 12 anos. Os pais ou responsáveis legais por alunos menores de 18 anos terão direito a um voto na mesma instituição de ensino, independentemente de serem responsáveis por mais de um aluno.

No momento da votação, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto. Os professores com dois vínculos distintos na Rede Estadual poderão votar nas duas escolas onde atuam. Já aqueles com um único vínculo e carga horária dividida deverão votar na escola com maior carga horária. Caso as cargas sejam iguais, o voto será na escola onde estiverem lotados.

Outra novidade é que, a partir da eleição de 2027, os mandatos dos diretores e vice-diretores serão de quatro anos.

Fonte: Uirapuru

Sair da versão mobile