Todo cidadão brasileiro alfabetizado com idade entre 18 e 70 anos que não regularizar o título de eleitor até o dia 4 de maio não poderá votar nas eleições de 2022. Mas esse não é a única restrição a que ele está sujeito caso a sua situação permaneça irregular.
Veja algumas coisas que não é possível fazer se o seu título de eleitor não estiver em situação regular.
Sem passaporte ou carteira de identidade
Se o eleitor estiver em situação irregular na Justiça Eleitoral, ele não poderá obter passaporte ou carteira de identidade, por exemplo. Essa restrição, ressalta o Tribunal Superior Eleitoral, não é válida para o brasileiro residente no exterior que solicite novo passaporte para identificação e retorno ao país.
Restrição a empréstimos
O eleitor com o título não válido também não conseguirá obter empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais e estaduais, institutos e caixas de Previdência Social ou qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
Fora de concurso público e de universidades
Sem o título regularizado, o eleitor não pode se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública e nem tomar posse. Ele também fica impedido de renovar matrícula em uma instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo.
Além disso, a situação pendente também restringe a pessoa de praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.
Fonte: CNN Brasil
