fbpx

Fumio Kishida é o novo primeiro-ministro do Japão

O ex-ministro das Relações Exteriores do Japão Fumio Kishida, de 64 anos, foi eleito oficialmente como o 100º primeiro-ministro do Japão nesta segunda-feira (04), depois de ganhar a maioria dos votos em ambas as casas do Parlamento.

Segundo a agência Reuters, o novo gabinete deverá ser formado por aliados do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe e deve ser anunciado até o fim do dia. A rede de televisão NHK informa que o premiê deve antecipar as eleições legislativas de novembro para 31 de outubro.

Kishida é considerado um político moderado. Ele venceu a disputa pela presidência do PLD (Partido Liberal Democrata) derrotando um adversário que é mais conhecido: Taro Kono, de 58 anos, que coordenou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no país.

O antecessor de Kishida, Yoshihide Suga, decidiu não se candidatar ao voto do PLD, sigla que domina a vida política japonesa desde 1955. O PLD é considerado favorito para as eleições legislativas.

Kishida foi ministro das Relações Exteriores do Japão de 2012 a 2017. Ele é herdeiro de uma família de políticos. Em 2020, concorreu contra Suga e perdeu. Ele foi o primeiro a declarar-se candidato para as eleições deste ano.

Destacando sua capacidade de escuta e convidando os japoneses a compartilhar suas reivindicações e ideias com ele, Kishida buscou capitalizar a insatisfação da opinião pública com a gestão da crise de saúde, que minou a popularidade do governo Suga.

Fonte: O Sul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: