GOVERNO DE TAPEJARA AUXILIA MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Na última semana, a Secretaria de Assistência Social, representada pela secretária Adriana Bueno Artuzi e pelas técnicas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Tatieli Cerezoli e Eliane Dias, esteve reunida com o tenente e capitão da Brigada Militar de Tapejara, Rodinei Rogério Veloso de Linhares e com os soldados Maitê e Back, para alinhar as atividades e ações desempenhadas através da Patrulha Maria da Penha. Esta ação, criada em 2012 pela polícia gaúcha, tem o objetivo de garantir que as medidas protetivas, impostas pela justiça, à mulher vítima de qualquer tipo de violência, sejam cumpridas.
A Patrulha Maria da Penha destina-se a atender especificamente os casos que a Lei Maria da Penha considera violência contra a mulher, em razão da vulnerabilidade e hipossuficiência de gênero ocorrido em âmbito doméstico ou familiar.
Conforme a secretária Assistência Social, o alinhamento entre a Brigada Militar e o governo BIG e Gipe permite que ações assertivas possam ser tomadas nos casos registrados em Tapejara. “O trabalho que a Brigada Militar realiza fica voltado ao cumprimento da lei e suas penalidades caso seja infringida; já e o nosso, enquanto Creas e Assistência Social, é dar o suporte para que aquela mulher que tenha sido vítima de algum tipo de violência seja acolhida da melhor forma possível e, com isso, possa receber a atenção necessária para tratar o seu lado emocional e psicológico que podem ter sido bastante afetados por conta da violência sofrida”, explicou Adriana.
Agosto Lilás
Durante as comemorações dos 67 anos de emancipação político-administrativa de Tapejara, duas palestras alusivas ao Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, serão realizadas no dia 18 de agosto, no Centro cultural José Maria Vigo da Silveira, a partir das 19h. O primeiro evento será ministrado pelo médico ginecologista e obstetra Mario Rodrigues Blaya, que irá abordar o tema “Violência oculta contra a mulher. Em seguida, as equipes do Creas, da Saúde Center Clínica e da Brigada Militar irão abordar o tema “Proteção à mulher contra violência doméstica e familiar”. O evento é aberto à comunidade e gratuito.