Embora almeje “um jogo de mais qualidade”, como destacou Mano Menezes após o empate com o Godoy Cruz, o Grêmio necessita acima de tudo voltar a vencer, e nada melhor do que fazer isso em um confronto direto na parte de baixo da tabela para se afastar do Z-4 do Brasileirão. Neste sábado, às 21h, o Tricolor enfrenta o São Paulo, no Morumbis, pela 9ª rodada da competição nacional. Ambos os clubes somam nove pontos, com os gaúchos na 15ª colocação e os paulistas logo abaixo, na 16ª.
A primeira dúvida na equipe está na lateral direita. Com dores na canela esquerda, João Pedro não tem presença garantida diante do São Paulo. A outra opção para o setor é João Lucas, que não atua como titular desde o dia 12 de março, no empate com o Athletic-MG por 3 a 3, na segunda fase da Copa do Brasil. Após sofrer uma fratura no punho esquerdo, Igor Serrote é desfalque pelas próximas seis semanas, podendo voltar apenas após a parada do Mundial de Clubes, em julho. Na outra lateral, a esquerda, Marlon retorna na vaga de Lucas Esteves.
A outra indefinição está mais na parte ofensiva do time. Titular contra os argentinos, Monsalve disputa posição com Amuzu, que poderia ser uma escape de mais velocidade pela ponta esquerda. Até mesmo Cristaldo é uma alternativa. O argentino está recuperado de desconforto muscular e volta a ficar como opção para o treinador tricolor.
Recuperado de lesão muscular, Edenilson deve retornar como titular no meio-campo. O Camisa 8 vai fazer companhia a Dodi e, possivelmente, Ronald, que pode ganhar a primeira sequência com Mano no comando.
A delegação tricolor deverá ter duas outras novidades. Recuperado de lesão muscular, Villasanti vem treinando no CT Presidente Luiz Carvalho, mas ainda não tem condições de iniciar a partida. Por isso, a tendência é de que fique no banco de reservas e seja utilizado por alguns minutos no Morumbis. Sem atuar desde o dia 16 de abril, Pavon vai ficar como opção para o decorrer do confronto na capital paulista. O argentino está recuperado de um desconforto muscular e também no tornozelo.
O Tricolor tentará quebrar um tabu de 12 anos sem vencer no campo rival. A última vez que isso aconteceu foi no Campeonato Brasileiro de 2013. Na oportunidade, Vargas marcou o gol da vitória gremista por 1 a 0. Naquele ano, os comandados de Renato Portaluppi foram vice-campeões brasileiros.
Brasileirão 2025 – 9ª rodada
São Paulo
Rafael, Cédric Soares (Ferraresi), Arboleda, Alan Franco e Enzo Díaz (Wendell); Alisson, Marcos Antônio e Oscar; Lucas Ferreira, Ferreirinha e André Silva. Técnico: Luis Zubeldía.
Grêmio
Tiago Volpi; João Lucas (João Pedro), Jemerson, Wagner Leonardo e Marlon; Ronald (Camilo), Dodi, Edenilson e Monsalve (Cristaldo/Amuzu); Cristian Olivera e Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Data e hora: 17 de maio, sábado, às 21h
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)
Fonte: CP
