O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião de emergência do Itamaraty após o ataque dos Estados Unidos à Venezuela que resultou na captura do mandatário venezuela Nicolás Maduro.
O governo brasileiro acompanha com atenção os desdobramentos do ataque e já colocou em prontidão um plano de contingência voltado à gestão de um eventual aumento do fluxo migratório na fronteira norte do país.
Segundo o R7, a Casa Civil teria realizado nas últimas semanas uma série de reuniões e estruturou um plano de resposta, concluído há cerca de duas semanas, justamente diante da possibilidade de uma escalada do conflito envolvendo a Venezuela. O planejamento prevê medidas articuladas entre ministérios e órgãos federais para lidar com um possível ingresso de refugiados e migrantes no Brasil.
O encontro ocorrerá no Palácio do Itamaraty, em Brasília, ainda neste sábado. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está retornando ao país para participar do encontro. O governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente após o ataque dos EUA à Venezuela que ocorreu durante a madrugada.
