Ícone do site Tapejara Agora

Líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues anuncia desfiliação do partido Rede Sustentabilidade

Líder do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Congresso, o senador Randolfe Rodrigues, do Amapá, anunciou nesta quinta-feira (18) a sua desfiliação do partido Rede Sustentabilidade, onde estava desde 2015.

A legenda foi fundada pela atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A presidência do partido é exercida pela ex-senadora Heloísa Helena.

Em nota, Randolfe disse que “nos últimos anos, o povo brasileiro enfrentou a sua quadra mais dramática” e que a Rede “esteve ao lado dos brasileiros lutando contra o fascismo e cumpriu um papel histórico com amor, coragem e dedicação”.

O parlamentar afirmou ainda que sempre terá a honra de “ter sido parte desta jornada épica”. Randolfe disse também que leva “para toda a vida exemplos de lealdade ao povo, como o da companheira Heloísa Helena, que ontem, hoje e sempre” o inspirarão.

Ele não anunciou para qual partido migrará. Randolfe, que é o único senador da Rede Sustentabilidade na composição atual do Senado, declarou que a decisão de deixar a legenda foi tomada em “caráter irrevogável”.

Na Câmara, a Rede também tem apenas um representante, o deputado federal Túlio Gadelha (PE). O partido, no entanto, compôs uma federação com o PSOL, que tem 13 deputados federais. Por isso, na prática, as duas siglas formam uma bancada conjunta de 14 parlamentares.

Desentendimentos

A saída de Randolfe da Rede aconteceu em meio a desentendimentos com a ministra Marina Silva. O conflito mais recente diz respeito à exploração de petróleo na foz do rio Amazonas, que Marina é contra.

Randolfe, por sua vez, é a favor do projeto e foi às redes sociais criticar parecer do Ibama contrário à realização de pesquisas na região, que fica no litoral do Amapá.

Fonte: O Sul

Sair da versão mobile