O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acelerou a sua pré-campanha em busca da reeleição. No último mês, o petista visitou, em média, um Estado a cada quatro dias e fez um anúncio por dia – ritmo de entregas mais intenso do que o verificado em meses anteriores.
A principal razão para o ritmo mais intenso é a aproximação do período de defeso eleitoral (condutas vedadas), que inicia em 4 de julho. A partir desse dia, o governo Lula estará proibido de inaugurar obras, fazer publicidade, entre outras restrições. A ideia é entregar o necessário até a data fixada pela Justiça.
Nesta semana, Lula viaja ao Rio de Janeiro e, depois, deve ir a São Paulo. Segundo levantamento da CNN Brasil, entre os dias 20 de maio e 19 de junho, Lula realizou 27 anúncios de entregas do governo. A tendência é de que a agenda de entregas se intensifique ainda mais até 4 de julho.
O PT decidiu oficializar a candidatura de Lula à reeleição em 1º de agosto, em convenção em Brasília. Com a candidatura lançada e registrada, a campanha começará, de fato, no dia 16 de agosto, quando deixarão de valer uma série de restrições. A partir dessa data, a Justiça Eleitoral permite pedidos de voto, distribuição de material gráfico, comícios, carreatas e impulsionamentos pagos na internet.
Fonte: O Sul
