O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) divulgou, nesta quarta-feira, que passa a integrar o núcleo da ‘Operação Mata Atlântica em Pé’, ação coordenada nacionalmente pelo MP do Paraná para combater o desmatamento e recuperar áreas degradadas do bioma no país. A iniciativa, que se encontra em sua quinta edição, ocorre simultaneamente nos 17 estados da Federação abrangidos por esse ecossistema.
Com o uso de sistemas de monitoramento das áreas via satélite, as equipes localizam e visitam propriedades em que há suspeita de desmatamento. Uma vez constatados os ilícitos ambientais, os responsáveis são autuados e podem responder judicialmente, nas esferas cível e criminal.
Em 2021, a operação identificou 8.189 hectares de vegetação suprimida ilegalmente em todo o país, alcançando o montante de R$ 55.531.184,19 em multas aplicadas – valor 70% superior às autuações de 2020.
No Rio Grande do Sul, além do MP, a fiscalização conta com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
Mata Atlântica
Uma das florestas mais ricas em diversidade de espécies, a Mata Atlântica abrange uma área de cerca de 15% do total do território brasileiro, em 17 estados. O bioma é também um dos mais ameaçados, restando, atualmente, apenas 12,4% da floresta que existia originalmente no país – sendo 80% desses remanescentes localizados em áreas privadas.
Fonte: Rádio Guaíba
