Ícone do site Tapejara Agora

Palácio Piratini terá história contada em livro com apoio do governo do RS

O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS) está produzindo um livro sobre a história e o acervo do Palácio Piratini. A publicação abordará desde a construção do prédio até a formação de sua coleção, relacionando-a aos marcos de desenvolvimento do Estado e do município de Porto Alegre.

A iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o governo do Estado, que direcionou R$ 400 mil ao projeto. O lançamento está previsto para maio deste ano, o mês em que o prédio faz aniversário.

“Esta é uma demanda importante para a nossa história e patrimônio”, afirma Luciana Oliveira, diretora administrativa do IHGRGS. Segundo ela, a última publicação sobre essa temática ocorreu há mais de 20 anos.

A representante destaca que o projeto também abarca outras ações em seu escopo. De acordo com ela, a distribuição gratuita de exemplares para professores que acompanham turmas em visitações (ao Palácio) e a realização de uma formação para educadores durante o lançamento fazem parte da iniciativa.

O governo do Estado afirmou que a publicação busca “valorizar o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do Rio Grande do Sul”. No entendimento do Executivo, trata-se de um investimento educativo e cultural com retorno à sociedade. Em nota, a gestão garantiu que o patrocínio passou por análise técnica e jurídica e seguiu os trâmites necessários.

Confira a nota

“O governo do Estado patrocina o livro ‘Palácio Piratini’ como forma de valorizar o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo registrar e difundir a história da sede do Poder Executivo estadual, promovendo educação sobre um patrimônio público e facilitando acesso a conteúdos históricos.

Como contrapartida, o governo receberá exemplares do livro para uso institucional e distribuição a educadores, além de realizar ações formativas, como seminários para professores de história, arquitetura e design. Uma versão digital do livro também será disponibilizada, ampliando seu alcance para todos os gaúchos.

O patrocínio foi formalizado após análise técnica e jurídica, seguindo a legislação vigente e o Decreto Estadual que regula ações de patrocínio, assegurando que se trata de um investimento educativo e cultural, com retorno à sociedade.

O governo reafirma seu compromisso com a transparência, legalidade e a aplicação correta dos recursos públicos, além de promover iniciativas que preservem a história e a identidade do Rio Grande do Sul.

Governo do Rio Grande do Sul
26 de janeiro de 2026”

Fonte: CP

Sair da versão mobile