Em reformulação para a temporada 2025, o Grêmio anunciou os primeiros nomes para compor o novo departamento de futebol. Antes chefe do gabinete de Alberto Guerra, Alexandre Rossato será o vice de futebol, função que era ocupada por Antônio Brum. Cesar Augusto Peixoto será o diretor de futebol.
Rossato também foi coordenador de campanha de Guerra. Ele faz parte do grupo O Grêmio Primeiro, que conta com nomes como o próprio presidente, Brum e Luciano Feldens, vice-presidente do Conselho de Administração. Já Guto Peixoto, como também é conhecido, foi membro do Conselho de Administração do presidente Romildo Bolzan Júnior. Nas eleições de 2022, ele foi alçado a candidato da chapa de Romildo, mas retirou a candidatura de forma antecipada.
Desde a saída de Renato Portaluppi na última segunda-feira, o Tricolor iniciou o processo de reformulação no departamento de futebol. No mesmo dia, Antônio Brum anunciou que deixaria o cargo por questões pessoais, enquanto que, na manhã seguinte, o clube informou o fim do contrato de boa parte da comissão técnica, como os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles, os preparadores físicos Mário Pereira e Gabriel Gindri Alves e os preparadores de goleiros Mauri Lima e Enio Oliveira.
Com a estrutura montada, o Grêmio planeja os próximos passos. Uma das primeiras ações será definir o novo técnico para o próximo ano. Por ora, muitos profissionais estão sendo analisados, seja por interesse do próprio clube, seja pelo oferecimento de empresários. As conversas para a contratação do treinador devem esquentar efetivamente a partir da próxima semana.
O outro movimento tem relação com possível retorno de um velho conhecido da torcida gremista: Luiz Felipe Scolari. Aos 76 anos, o profissional tem negociação em andamento para ter sua quinta passagem pelo clube gaúcho, dessa vez como coordenador técnico. O nome de Felipão é visto com bons olhos pela representatividade que tem no clube, e também no futebol, após a saída de Renato.
Com essas duas definições, o Tricolor vai partir para a montagem do elenco, a começar pela saída de jogadores. Aposentados, Fábio e Geromel já estão fora. Além deles, Rodrigo Caio, Reinaldo, Diego Costa e Soteldo também podem estar de saída. Os três primeiros têm vínculo acabando em 31 de dezembro e não devem renovar. Já o venezuelano, emprestado pelo Santos, tem opção de compra estipulada em 5 milhões de dólares. O Grêmio não deve exercer, pois não tem condições financeiras.
Fonte: CP
