Ícone do site Tapejara Agora

Por unanimidade, TSE cassa mandato de Deltan Dallagnol

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta terça-feira o registro de candidatura do ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Os ministros da Corte entenderam que Dallagnol pediu exoneração do cargo de procurador do Ministério Público para fugir de julgamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que tinha a prerrogativa de impedir ou não a candidatura dele às eleições do ano passado. Assim, os ministros consideraram que o ex-procurador da Lava Jato “frustrou a aplicação da lei”.

O TSE vai comunicar a decisão imediatamente ao TRE-PR, segundo apurou o R7. Deltan vai ter de sair do cargo, mas ele pode recorrer ao TSE e até mesmo ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os votos vão para outra pessoa do partido, após uma recontagem.

Os ministros julgaram um recurso apresentado pela Federação Brasil Esperança, formada pelos partidos PT, PCdoB e PV, contra decisão da Justiça Eleitoral do Paraná que aprovou a candidatura do ex-procurador da República.

R7 entrou em contato com o parlamentar e aguarda retorno.

Fonte: R7

Sair da versão mobile