Prefeitura de Tapejara e Lions promovem ações de incentivo ao aleitamento materno
Alusivo ao mês de agosto, que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, a Secretaria de Saúde, juntamente com o Lions Clube e Lions Clube Mulher, organizou, na tarde de quarta-feira (03), um encontro para as futuras mamães, a fim de destacar os benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê.
O secretário da Saúde, Rangel A. Antunes Maciel enfatizou a extensa programação dos 67 anos de Tapejara e destacou a abertura do Agosto Dourado, que contará com programação em todos os postos de saúde. “A palestra, preparada para as gestantes, esteve voltada à conscientização e ao aprendizado deste assunto que é fundamental para as futuras mães. Também as informações trazidas por Franciele tiveram o intuito de desmistificar mitos sobre o aleitamento materno e disseminar as informações de forma correta.
A enfermeira e especialista materno-infantil, Francielle Zanetti, falou sobre os benefícios da amamentação. “O leite materno é padrão ouro. É o que há de melhor. Orientamos que seja dado somente o leito materno ao bebê até o seis meses de idade”, explicou a enfermeira ao destacar que os benefícios deste alimento tão importante e completo para a alimentação dos recém-nascidos.
Estiveram presentes no evento, a primeira-dama Nara Terezinha Wolff que representou o prefeito Evanir Wolff (BIG), a presidente do Lions Clube Mulher, Cláudia Scariot, a domadora do Lions, Fabiana Gazolla Savaris, a coordenadora médica de saúde, Meiruele Machado Pozzer, as coordenadoras de saúde, Francieli Picolotto e Francieli Rudkowiski, e os secretários municipais da Assistência Social e Educação, Adriana Bueno Artuzi e Paulo Cesar Langaro, respectivamente, além de gestantes que são acompanhadas pela equipe da Secretaria de Saúde.
Agosto dourado
A campanha agosto dourado, criada em 1992, reforça importância da amamentação para o desenvolvimento dos bebês e para o pleno desenvolvimento das crianças. O mês de agosto foi designado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.