
A Secretaria de Saúde de Tapejara informou na manhã desta segunda, 15 de novembro, que mais de 1500 pessoas estão em atraso com a segunda dose da vacina contra a Covid-19.
“Este é um cenário preocupante, pois, o esquema vacinal incompleto não garante a proteção contra o vírus e apresenta risco à sociedade”, salientou a Secretaria, em nota divulgada para a imprensa.
De acordo com dados da pasta, são 798 pessoas que não buscaram a segunda dose da Pfizer, 516 pessoas da Coronavac (Butantan) e 206 que estão em atraso com a D2 de AstraZeneca (Fiocruz).
“Reforçamos que a segurança de todos é o dever de cada um de nós”, finalizou o texto da Secretaria.
A Secretaria Estadual de Saúde informa que a população deve completar o esquema de duas doses, para que as pessoas acima de 60 anos possam fazer a terceira dose, de reforço.
NO ESTADO, NOVE EM CADA 10 POR COVID-19 SÃO DE PESSOAS SEM A VACINAÇÃO COMPLETA
Levantamento da Secretaria da Saúde (SES) aponta que 92% dos óbitos por coronavírus no Estado na faixa etária até 39 anos ocorreram com pessoas sem o esquema vacinal completo. Entre os idosos, 99% das mortes por Covid-19 são entre pessoas sem a vacinação de reforço. Os números foram divulgados na quinta, 11 de novembro.
Até este momento, o Rio Grande do Sul conta com 82% da população adulta (acima de 18 anos) com o esquema vacinal completo. E 26% dos idosos já realizaram a dose de reforço.
Nas últimas 10 semanas (desde 29/8), segundo a SES, foram 516 internações hospitalares de pessoas até 39 anos por Covid-19, sendo 81% sem imunização completa. Desses 516 casos, foram 38 mortes, 92% em pessoas que não haviam feito nenhuma dose ou com apenas uma dose recebida.
No mesmo período, houve cerca de 2,7 mil hospitalizações por conta do coronavírus em pessoas com 60 anos ou mais. Desses, 99,2% não haviam realizado a dose de reforço. Foram 905 óbitos entre esse total de internações, dos quais em 99,3% a pessoa não havia realizado a terceira dose.
Outro dado que preocupa as autoridades do Estado e dos municípios é o de pessoas que deixaram expirar o prazo para a segunda dose (intervalo de 28 dias para a Coronavac e oito semanas para a Pfizer e Astrazeneca). Conforme o registro oficial do sistema de imunizações, é o caso de 968 mil pessoas no RS na quinta (11), entre as quais, 715 mil na faixa até os 39 anos.
A Secretaria Municipal de Saúde de Tapejara antecipa que as chamadas para vacinação ocorrem pelas redes sociais e através de carros de som. “Compareça na próxima etapa para regularizar sua carteirinha!”