O sol aparece em todo o Rio Grande do Sul neste sábado, 27, mas acompanhado de nuvens na maioria das localidades. Antecedendo a chuva que retorna ao Estado nos próximos dias, a nebulosidade aumenta no decorrer do final de semana.
O tempo se instabiliza com chuva à noite em pontos do oeste, noroeste, centro e o norte gaúcho, no começo do primeiro evento de chuva volumosa do El Niño.
O dia ainda amanhece frio, mas com mínimas mais altas em relação aos últimos dias. Aquece rapidamente ao longo do sábado e a tarde será de temperatura agradável.
| Foto: Arte / Leandro Maciel / CP
A última semana fez com que milhões de gaúchos voltassem a enfrentar o frio intenso, com marcas abaixo de zero. Nesta sexta-feira, 45 municípios que contam com estações meteorológicas registraram mínimas negativas, marcando o terceiro maior total diário do ano.
A mínima em Soledade de -5,7ºC foi a segunda mais baixa do ano no Estado, atrás apenas dos -6,4ºC em Pinheiro Machado no dia 16. A sexta foi o sétimo dia seguido e o 12º em junho com mínima negativa no Rio Grande do Sul. Desde o dia 14, só o dia 19 não teve marca negativa. No ano, o RS soma 28 dias com mínimas abaixo de zero.
Em Porto Alegre, a sexta-feira amanheceu com 1,3ºC no Lami; 3,4ºC em Belém Novo e 5,3ºC no Jardim Botânico. Na Grande Porto Alegre, as mínimas foram de -0,6ºC em Viamão; 0,1ºC em Eldorado do Sul; 0,3ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande); 0,8ºC em Gravataí; 1,0ºC em Cachoeirinha e Nova Santa Rita; e 2,8ºC em Campo Bom.
Já em Santa Catarina, mínimas da sexta desceram a -8,2ºC em Bom Jardim da Serra; -8,0ºC em Painel; -6,8ºC em Urupema; -6,3ºC em São Joaquim; e -5,0ºC em Urubici.
Fonte: CP
