Ícone do site Tapejara Agora

Resultados preliminares do Censo em Tapejara mostram aumento populacional e de domicílio

Na manhã dessa quinta-feira, (06), foi realizada a terceira reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal. O principal objetivo do encontro foi apresentar os dados apurados pelo Censo referentes à população e domicílios, bem como esclarecer eventuais dúvidas relacionadas à operação.

De acordo com o representante do IBGE no município, Marcelo Argenta, Tapejara apresentou um considerável aumento populacional desde o último levantamento realizado em 2010, quando a população recenseada era de 19.250 pessoas. Em contrapartida, a população recenseada até o momento em 2023 é de 24.186 pessoas.

Entretanto, Argenta ressaltou que o dados apresentados na reunião não são finais, pois ainda faltam imputar informações em 182 domicílios, onde o questionário não pôde ser respondido por diversos motivos, como recusas, moradores ausentes e não respostas aos questionários pela internet. Tais domicílios correspondem a 1,9% dos domicílios ocupados.

Ademais, em relação a domicílios, Tapejara apresentou um significativo aumento. Em 2010 foram cadastrados 7.088 domicílios, enquanto em 2022 foram cadastrados 10.309, um acréscimo de aproximadamente 45%. O IBGE utiliza como data de referência o dia 31 de julho de 2022 para considerar um domicílio como ocupado, sendo necessário que haja pessoas residindo nele nessa data específica.

Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), representando o prefeito Evanir Wolff (BIG), secretários municipais, servidores, vereadores e representantes de entidades civis do município.

Sair da versão mobile