O temporal que atingiu Palmeira das Missões no final da tarde de quinta-feira causou muitos problemas ao município. Segundo prefeito Evandro Luis Massing, até às 7h30min já haviam sido contabilizadas 500 casas atingidas, o que equivale a 1.272 pessoas. “Estes são os cálculos preliminares. Ainda estamos fazendo o levantamento, principalmente na zona rural e estes números vão subir”, lamenta.
Massing não soube confirmar um bairro que teria sido o mais atingido. “Há estragos em todos. Estamos com falta de energia e água em vários pontos. É muita destruição”, observa. Ainda hoje, ele deve decretar situação de emergência.
Ainda na quinta-feira, após a confirmação do temporal, a 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil enviou equipes à cidade, e o Departamento de Gestão de Desastres mobilizou a empresa de fornecimento de energia elétrica e outras secretarias estaduais para eventuais necessidades.
Imediatamente foi mobilizado um Gabinete de Gestão de Crise, composto pelo prefeito d, vice-prefeito, secretários municipais, coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, e militares da Brigada Militar (BM) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
Ainda na noite de quinta-feira, as lonas começaram a ser entregues as comunidade afetada, e foram restabelecidos os serviços essenciais do hospital após o retorno do abastecimento de energia elétrica. A equipe da Assistência Social municipal está realizando o levantamento, mas ainda não há número exato de desalojados. Até o momento não existem desabrigados na cidade.
O Departamento de Gestão de Desastres da Defesa Civil estadual articulou ainda na noite de quinta-feira o envio de telhas de fibrocimento para apoio aos afetados, e o envio do material está sendo coordenado pelo Departamento de Logística da Defesa Civil do RS.
As equipes da 7ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil seguem no município para ações de apoio e, no momento, a prioridade é o restabelecimento do serviço de internet e telecomunicações, bem como da eletricidade em alguns pontos do município. Foram registradas rajadas de vento de 65,5 km/h na localidade.
Rodovia com Bloqueio Parcial
O Comando de Polícia Rodoviária da Brigada Militar (CPRv-BM) informou na manhã desta sexta-feira que entre os km 11 e 16, na ERS 569, o trânsito está parcialmente bloqueado devido a queda de árvores na rodovia. Motoristas devem ter atenção ao trafegar pela estrada.
Fonte: CP
