fbpx
GeralPolítica

TRE-RS decide pela cassação de prefeito e vice de Garibaldi por crimes eleitorais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) decidiu, nesta terça-feira (23), pela cassação do prefeito de Garibaldi, na Serra, Alex Carniel, e o vice Sérgio Chesini, ambos do Progressistas, por crimes eleitorais. Como eles ainda podem recorrer da decisão, não são afastados de imediato dos cargos.

A defesa do prefeito informou que aguardará a publicação do acórdão para, a partir do conhecimento do inteiro teor dos votos dos magistrados, avaliar se irão ingressar com embargos de declaração ou se entrarão com recurso especial diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Respeitamos a decisão, mas não temos dúvida da lisura da eleição de Alex Carniel. Dos oito julgadores que proferiram decisão no processo, quatro julgaram improcedente, incluindo o juiz de Garibaldi, que colheu a prova e viveu a realidade da eleição, e o relator originário do recurso, que se debruçou detalhadamente sobre o processo e entendeu que não haveria razão para alterar o resultado democrático e a vontade soberana dos eleitores”, diz o advogado Gustavo Paim.

Na terça-feira passada (16), o presidente do TRE-RS, desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa, pediu vistas ao processo, após empate em três a três. Desta vez, porém, apresentou o voto de desempate pela cassação.

O voto dele aponta, ainda, que Carniel deve ficar impossibilitado de se candidatar pelo período de oito anos.

A coligação da qual fizeram parte Carniel e Chesini é acusada de usar equipamento de escuta e rastreamento no carro do então prefeito Antônio Cettolin (MDB), apoiador da chapa adversária. Além disso, teria realizado gravações de vídeo com ataques à administração municipal.

Após o julgamento dos recursos, em caso de manutenção da decisão, a cidade pode ter novas eleições municipais. A coligação Garibaldi Mais Feliz, formada pelos partidos PP, PSL e PSB, foi eleita com 53,68% dos votos.

Fonte: G1/RS