Presidente ucraniano afirma que tropas libertaram território em contraofensiva no sul do país e comenta sobre apoio e negociações
As forças ucranianas recuperaram recentemente centenas de quilômetros quadrados das forças russas em uma contraofensiva no sul do país, disse nesta sexta-feira (20), garantiu o presidente Volodimir Zelensky. “Não entrarei em muitos detalhes”, precisou. “Mas hoje posso felicitar, antes de tudo, o nosso Exército, todas as forças de defesa, porque até o momento 300 quilômetros [quadrados] foram libertados“, afirmou ele em uma entrevista concedida à AFP.
O chefe de estado ucraniano também ressaltou que deseja que as tropas estrangeiras, previstas para serem enviadas à Ucrânia em caso de cessar-fogo, sejam posicionadas perto da linha de frente. “Gostaríamos de ver esse contingente mais perto da linha de frente. É claro que ninguém quer estar na linha de frente e é claro que nós, os ucranianos, gostaríamos de ver que nossos parceiros estão conosco na linha de frente”.
Zelensky ainda comentou o interesse dos russos, e da pressão para que ceda a Moscou, a disputada região de mineração do Donbass, no leste da Ucrânia. “Tanto os americanos quanto os russos dizem que, se quiserem que a guerra termine amanhã, devem deixar o Donbass”.
Para ele, o desfecho da guerra na Ucrânia ainda está por ser definido, e que a guerra não está perdida, “Não podem dizer que estamos perdendo a guerra. Honestamente, de forma alguma a estamos perdendo, definitivamente. A pergunta é se a venceremos. Sim, essa é a pergunta, mas é uma pergunta muito custosa”.
Fonte: CP
