‘Sensação de pavor’: brasileiro em Israel grava ataque do Irã e fala do medo de guerra ainda maior
O jovem brasileiro Victor Klass, de 26 anos, que mora em Tel Aviv há sete meses, passa os dias com “sensação de pavor”, para usar palavras suas, desde que Israel foi atacado pelo Irã, no último dia 1º. “É uma sensação absurda, você não tem muito tempo para pensar.”
Na ocasião, o governo de Teerã disparou cerca de 200 mísseis balísticos sobre o território israelense, uma retaliação à morte de chefes do grupo terrorista libanês Hezbollah, financiado pelo país.
Advogado especializado em tributação internacional, Klass nasceu em São Paulo, mas hoje vive no bairro boêmio de Florentim, ao sul de Tel Aviv. Foi de perto dali que ele gravou o exato momento em que a cidade era atacada pelos iranianos (veja vídeo abaixo).
“Uma situação de puro desespero, um pensamento de que eu iria morrer a qualquer momento. De que iria acabar daquela forma. Não conseguia acreditar”, disse, em entrevista virtual que concedeu ao R7.
Na conversa, ele conta como é o cotidiano em um país em guerra e a sensação de insegurança gerada pela iminência de novos ataques.
Klass também enviou, com exclusividade à reportagem, dois vídeos em que mostra o interior de um bunker público e os avisos do Google Maps durante um alerta de bombardeio contra a cidade que ocorreu no dia 14.
O conflito na região eclodiu no dia 7 de outubro de 2023, quando Israel foi invadido pelo grupo terrorista Hamas, que matou 1.200 pessoas e sequestrou mais de 200 — dezenas delas estão sob poder dos criminosos até hoje.
Fonte: R7