fbpx
GeralPolítica

Defesas de generais também falam nesta quarta-feira

A partir das 9h desta quarta-feira, 3, será retomado o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), dentro da ação penal (AP) 2668, que trata da chamada trama golpista.

Após a sessão da turma ser aberta pelo presidente, ministro Cristiano Zanin, terão início as manifestações das defesas que ainda não fizeram suas sustentações. Neste sentido, esta quarta é considerada um dia ‘de peso’: tanto em função da importância dos que estão sendo representados como devido ao contexto histórico que seu julgamento possui.

Isto ocorre porque, além dos defensores de Bolsonaro, a sessão vai concentrar as manifestações dos advogados de três generais do Exército. São eles o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, e o ex-ministro e candidato a vice de Bolsonaro em 2022, Walter Braga Netto, que está preso. Os advogados de Heleno serão os primeiros a falar. As manifestações dos de Nogueira e Braga Netto, nesta ordem, estão previstas para depois daquela da defesa de Bolsonaro.

Esta será a última sessão da semana. Depois dela, o julgamento será retomado na próxima terça-feira, 9 de setembro, quando terão início os votos dos cinco ministros da turma. O primeiro a votar será o relator, ministro Alexandre de Moraes. O julgamento prosseguirá no dia 10 e seu encerramento está previsto para 12 de setembro.

Fonte: CP