fbpx
BrasilGeral

Governo Ratinho Jr. coloca presos para ajudar a reconstruir cidade devastada por tornado no Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (10) o uso de mão de obra carcerária na reconstrução de escolas, creches, unidades da Apae e outras estruturas de ensino atingidas pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná.

A ação é coordenada pelas Secretarias de Estado da Segurança Pública e da Educação e conta, neste primeiro momento, com 14 pessoas privadas de liberdade atuando na cidade, sob supervisão de monitores da Polícia Penal.

Os trabalhadores são oriundos da Penitenciária Estadual de Guarapuava e da Cadeia Pública de Laranjeiras do Sul, e integram o programa Mãos Amigas, que visa promover a reinserção social de detentos por meio de serviços de manutenção e reparos em escolas da rede estadual. “Vamos chegar a 30 custodiados do Mãos Amigas para ajudar na limpeza dos entulhos. Queremos ser rápidos nisso para que, em breve, as crianças e adolescentes voltem para a escola”, afirmou o governador.

Remoção de entulhos e limpeza

Atualmente, o grupo atua na remoção de entulhos e limpeza do Colégio Estadual Ludovica Safraider, um dos locais mais atingidos pela tragédia. O ginásio da instituição foi totalmente destruído e precisará ser reconstruído.

Nesta terça-feira (11), outros 16 apenados da regional de Cascavel devem reforçar o trabalho. Eles serão divididos em quatro equipes, cada uma acompanhada por um policial penal. Embora não integrem formalmente o Mãos Amigas, todos possuem autorização legal para a realização de atividades externas de caráter comunitário.

Programa Mãos Amigas

O programa Mão Amigas seleciona detentos com bom comportamento e condenações por crimes de baixa periculosidade. A cada três dias de trabalho, os participantes têm um dia de pena reduzido. Somente em 2025, 427 escolas foram atendidas pelo programa, com a realização de mais de 2 mil serviços de reparos e manutenção.

*Com Agência Estadual de Notícias