13ª Conferência Municipal de Saúde reúne comunidade para debater propostas e prioridades para o SUS
A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Tapejara foi realizada na terça-feira (23), no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, reunindo usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais da saúde, gestores públicos, representantes de entidades e membros da comunidade. Promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde, o evento teve como objetivo discutir desafios da área, construir propostas voltadas ao aprimoramento dos serviços e fortalecer a participação da população na formulação das políticas públicas de saúde.
A programação da manhã contou com palestras do assessor municipal em Planejamento, Gestão e Governança, Rangel Antonio Nunes Maciel, e da assessora da Otimiza e ex-secretária municipal de Saúde de São José do Ouro, Angela Pasinato. As explanações tiveram caráter formativo e orientador, buscando contextualizar os temas da conferência, esclarecer conceitos e apresentar desafios e perspectivas relacionados ao SUS.
Os debates foram organizados em quatro eixos temáticos: Democracia, Saúde como Direito e Soberania Nacional; Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS; Os Desafios para o SUS diante das Emergências Climáticas e da Justiça Socioambiental; e Modelo de Atenção e Gestão, Territórios Integrados e Cuidado Integral. A proposta foi proporcionar aos participantes uma compreensão mais ampla sobre cada tema, oferecendo subsídios para as discussões desenvolvidas posteriormente nos grupos de trabalho.
Durante a tarde, os participantes foram distribuídos em grupos para debater os eixos temáticos, apresentar sugestões, compartilhar experiências e construir encaminhamentos voltados ao aprimoramento da saúde pública. As deliberações elaboradas foram posteriormente apresentadas, discutidas e votadas em plenária, passando a integrar o relatório final da conferência.
Na abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cristian Madalozzo, destacou a importância do envolvimento da comunidade na construção das políticas públicas de saúde. Ao enfatizar o papel da conferência como espaço de participação social, afirmou. “A gente diariamente tem contato com os problemas. Esse é o momento de começar a ter contato e elaborar as soluções.”
A secretária municipal de Saúde, Jovania Tognon Carissimi, ressaltou que a participação da comunidade é fundamental para a construção de diretrizes alinhadas às necessidades da população. Ao incentivar os participantes a contribuírem com os debates, declarou. “Nós precisamos da opinião de vocês, como melhorar os nossos atendimentos, como melhorar a saúde pública, como melhorar o SUS.”
Representando a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, a coordenadora Rejane Eliete Luz Pedro contextualizou o processo das conferências em âmbito estadual e nacional e destacou que as discussões realizadas nos municípios são responsáveis pela construção das propostas que serão analisadas nas etapas posteriores. Durante sua manifestação, também ressaltou iniciativas desenvolvidas em Tapejara, especialmente relacionadas ao atendimento da população imigrante, apontando o município como referência regional na área.
O presidente da Câmara de Vereadores, André Rodrigues da Silva, enfatizou a importância dos debates para a construção de políticas públicas conectadas às necessidades da população e destacou o papel dos diferentes segmentos da sociedade na busca por soluções para os desafios da saúde pública.
Encerrando os pronunciamentos, o vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), representando o prefeito Evanir Wolff (Big), reforçou a relevância das discussões realizadas ao longo da conferência e destacou que as propostas construídas pelos participantes poderão contribuir para o aperfeiçoamento do SUS. Ao abordar a importância do processo conferencial, afirmou. “Daqui vão sair as deliberações para que a gente leve as nossas indicações, as nossas propostas que saírem daqui para a conferência estadual e a conferência nacional.”
Além da construção de propostas, a conferência também possibilitou a escolha de representantes para as próximas etapas do processo conferencial. As deliberações aprovadas em Tapejara passarão a compor o relatório final do encontro e poderão contribuir para a formulação de diretrizes voltadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Ao reunir poder público, profissionais da área, entidades e comunidade em um espaço de diálogo e construção coletiva, a 13ª Conferência Municipal de Saúde reafirmou a importância da participação social na definição das prioridades da saúde pública e na busca por melhorias contínuas para os serviços oferecidos à população.