fbpx
Eleições 2022Geral

Após indicativo, Zucco diz que apoio do PP precisa ser oficializado em março

Presidente do PL em Porto Alegre e pré-candidato do partido ao Piratini, o deputado federal Luciano Zucco afirmou que o desfecho do diretório do PP reflete um debate que já vinha sendo amadurecido. Na reunião de terça-feira, o diretório votou a preferência pelo nome do presidente estadual, Covatti Filho, com ampla vantagem sobre Ernani Polo, caso o partido decida pelo protagonismo, e escolheu a aliança com o PL, de Luciano Zucco, como estratégia prioritária do PP para as eleições deste ano.

Após o desfecho, Covattinho reconheceu que se trata apenas de indicativos, já que apenas a convenção tem prerrogativa para definir o caminho do PP na disputa. Zucco, no entanto, destacou que o prazo até a convenção é muito longo, e que a parceria entre o PL e o PP precisa ser oficializada antes, em março.

O pré-candidato destacou ainda que negociações neste sentido já vinham ocorrendo entre Covattinho e o presidente estadual do PL, Giovani Cherini. “O apoio do PP me deixa orgulhoso e feliz. Mas precisa ser oficial antes do prazo da convenção. Já no início de março”, disse Zucco, em entrevista ao programa Esfera Pública. Ele salientou ainda que as negociações em torno da composição da majoritária precisam ser construídas em conjunto.

A menção envolve a proposta feita pelo PL ao PP, que engloba a vice e uma vaga ao Senado. A chapa, porém, já conta com dois pré-candidatos ao Senado: Marcel Van Hattem (Novo) e Sanderson (PL). O que significa que alguém vai sobrar.

Hamm fala em prévia entre Covatti e Polo

Vice-presidente estadual do PP, o deputado federal Afonso Hamm afirmou que a convenção deve ser palco para prévia, com a participação dos cerca de 1,7 mil convencionais, para definir entre Covatti Filho e Ernani Polo, quem será o candidato. Hamm reconheceu que caso o partido, após consulta às bases, abra mão do protagonismo, a preferência será por aliança com o PL. “Precisamos de tempo. O indicativo do diretório não tem legitimidade e não vamos deixar que alguém, que uma família, se aproprie do PP”, disse.

À espera para entender condições da saída

Após o indicativo do diretório do PP, de desembarcar do governo de Eduardo Leite (PSD), o governador afirmou, com exclusividade ao Correio do Povo, nesta quarta-feira, estar à espera do presidente estadual e deputado federal, Covatti Filho, para conversar e “entender em que condições eles estão pensando evoluir naquilo que o diretório indicou”. O governador agradeceu a participação do PP nos seus dois mandatos e afirmou que o partido tem “toda a legitimidade de buscar protagonismo no processo eleitoral”.

Fonte: CP