fbpx
EsportesGeral

Ataque do Grêmio está entre os piores do Brasileirão

A declaração de Mano Menezes na entrevista coletiva após a derrota para o Fluminense no Maracanã, quando reconheceu a dificuldade do Grêmio em “machucar” o adversário, é corroborada pelos números. Na atual edição do Campeonato Brasileiro, o Tricolor é o quarto pior ataque, com 16 gols em 17 rodadas.

Os gaúchos estão à frente apenas de Sport (10), Juventude (11) e Vitória (16 em 18 partidas). Para efeito de comparação, o líder Flamengo soma 31 gols marcados nas mesmas 17 rodadas. Na sequência aparecem o vice-líder Cruzeiro (30 em 18 jogos) e a grande surpresa Mirassol (27 em 16 confrontos).

O baixo número de bolas na rede é explicado também pelos poucos chutes contra a meta adversária. O Grêmio aparece como o segundo clube que menos finalizou na competição nacional. De acordo com o aplicativo Sofascore, o Tricolor aparece ao lado do Corinthians com média de 10,8 chutes por partida, sendo melhor apenas que o Juventude nesse quesito. Esse dado refere-se a finalizações gerais, não só as que vão no gol − diante do Fluminense, os comandados de Mano Menezes não obrigaram Fábio a fazer uma defesa.

Artilheiro do time gaúcho no Brasileirão, com seis gols, Braithwaite é o jogador que mais finaliza no time. Sua média é de 2,1 chutes por jogo − logo abaixo aparece Francis Amuzu, com 1,7 finalizações por partida. O centroavante dinamarquês, aliás, já expressou a sua insatisfação com a falta de mecânica da equipe para melhorar a parte ofensiva. “O time todo atrás, só dois jogadores na frente tentando fazer algo, estamos sozinhos. Temos que fazer mais”, desabafou o atleta no intervalo da derrota para o Palmeiras.

Com o empréstimo de Arezo ao Peñarol, o Grêmio contratou Carlos Vinícius para ser mais uma opção no comando de ataque. O camisa 95 é a nova esperança tricolor para ajudar Braithwaite a melhorar esses números ofensivos. Com 1,90m de altura, ele é conhecido por ser um jogador terminal, precisando de apenas um toque na bola para concluir contra o gol adversário. Como vem treinando normalmente com os demais companheiros no CT Presidente Luiz Carvalho, o atacante poderá fazer a sua estreia diante do Sport, no domingo, às 20h30min, na Arena.

A melhora dos números ofensivos poderá ser primordial para o Tricolor deixar a segunda parte da tabela e, automaticamente, brigar por objetivos maiores na competição nacional.

Fonte: CP