Augusto Akio brilha na última volta e conquista a medalha de bronze para o Brasil no skate park
No último dia de disputas do skate nos Jogos de Paris-2024, o Brasil conquistou mais uma medalha. No park masculino, Augusto Akio, na última volta, faturou o bronze com uma nota 91.85. O Brasil ainda tinha mais dois representantes na final: Pedro Barros, que terminou em quarto, e Luigi Cini, em sétimo. O ouro ficou com o australiano Keegan Palmer (93.11) e a prata com o norte-americano Tom Schaar (92.23).
Antevendo uma final das mais disputadas, os brasileiros optaram por arriscar tudo desde a primeira volta. A tática do tudo ou nada, no entanto, fez com que todos eles tivessem quedas, não conseguindo nenhuma nota suficiente para figurar no pódio: 2.66 para Akio, 19.70 para Cigi e 22.10 para Barros. Vale dizer que o mesmo aconteceu com a maioria dos finalistas nessa primeira série. Tanto que apenas dois competidores completaram a volta: Schaar (90.11) e Palmer (93.11), não coincidentemente os dois melhores classificados nas preliminares.
Na segunda rodada, com a pressão maior, Cini mais uma vez caiu. Akio também, mas ao final de de uma volta que prometia uma ótima nota. Mesmo com a queda, ganhou um 81.34, indicando que a nota mais alta viria mesmo. O melhor ficou mesmo para Pedro Barros, o primeiro dos brasileiros a ter uma série limpa, ainda que em dado momento tenha perdido velocidade. De qualquer forma, o 86.41 naquele momento garantia a medalha de bronze. Não durou muito, porque pouco depois, o norte-americano Tate Carew fez uma apresentação sem falhas e conquistou um 91.17, indo direto para a segunda colocação.
Restava a última volta. Era a hora do tudo ou nada mesmo. E Akio foi para o tudo. Com uma volta ainda mais veloz e abusando da quantidade de manobras, conquistou um 91.85, que o colocou no pódio. Era preciso antes, esperar mais sete competidores. E o único que chegou perto disso foi justamente outro brasileiro, Pedro Barros, que teve um 91.65 – Cini, com outra queda, levou 76.89.
Com o final da disputa do park masculino, se encerram as competições de skate nos Jogos Olímpicos de Paris. O melhor resultado do Brasil foi o bronze com Rayssa Leal no street feminino.
Fonte: CP




