fbpx
GeralPolícia

Brigada Militar afasta 17 PMs envolvidos na morte de produtor rural em Pelotas

A Brigada Militar (BM) decidiu afastar os 17 policiais militares envolvidos na ação que resultou na morte do produtor rural Marcos Daniel Nörnberg, de 48 anos, em Pelotas, na madrugada de quinta-feira. A Corregedoria da BM também instaurou um inquérito para analisar as circunstâncias da abordagem.

Paralelamente, a Polícia Civil abriu investigação para apurar o caso. Nesta sexta-feira, o delegado responsável, César Nogueira, confirmou que a instituição não tinha conhecimento prévio da ação realizada pela Brigada Militar na propriedade de Nörnberg. Ainda na sexta, ocorreu uma reunião entre integrantes da Corregedoria da BM e da Polícia Civil para alinhar a troca de informações entre as duas instituições, com o compartilhamento dos detalhes já coletados tanto no inquérito policial quanto no procedimento interno da BM.

Segundo Nogueira, a intenção é permitir que ambos os inquéritos avancem de forma coordenada. Os depoimentos dos policiais militares e da viúva do produtor rural, Raquel Amorim Motta Nörnberg, devem começar na próxima semana. Inicialmente, serão ouvidas as testemunhas familiares. Somente após essa etapa é que os policiais envolvidos na ação deverão prestar depoimento, o que deve ocorrer a partir de terça-feira.

Os relatos são considerados fundamentais para esclarecer a dinâmica da ocorrência, desde a chegada das guarnições ao local até os disparos efetuados. O prazo para a conclusão do inquérito é de 30 dias a partir da instauração.

Ainda nesta sexta-feira, centenas de amigos e familiares acompanharam o sepultamento de Marcos Daniel Nörnberg. A cerimônia de despedida ocorreu no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, em Pelotas.

Fonte: CP