Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa
A Associação Hortenilense de Futebol de Mesa, entidade tapejarense filiada a Federação Gaúcha, participou neste último final de semana da XXXIII Edição do Campeonato Brasileiro da Modalidade 12 Toques, o maior da história.
O torneio ocorreu no Centro de Eventos do Park Shopping Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro e foi organizado pela Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro (Fefumerj) e a Confederação Brasileira (CBFM).
Mais de 200 atletas de 12 diferentes estados participaram desta edição. Botonistas de clubes como São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Vasco da Gama e Fluminense estiveram presentes, além da estreia do departamento de futebol de mesa do Sport Club Internacional, que agora também passa a fazer parte do circuito de futebol de mesa gaúcho e brasileiro.
Na categoria adulto a AHFM foi representada pelo botonista João Paulo Gardelin, atual vice-campeão estadual.
Dos 128 atletas da categoria, JP terminou em 38° lugar, sendo esta sua melhor participação em edições de campeonato brasileiro e obtendo a melhor posição entre os 5 atletas gaúchos representantes do estado.
JP foi destaque em seu grupo no primeiro dia de competições terminando em 1° lugar na chave de número 14, com 8 atletas, garantindo uma vaga na elite para a segunda fase.
No segundo dia terminou na 6° colocação em uma fase com novos grupos de 8 atletas não conseguindo permanecer na elite (1° e 2° divisão) mas conseguindo direito a jogar a 3° divisão no terceiro dia.
Novos grupos de 8 se formaram para jogar as divisões 1 à 5 no terceiro dia de jogos, sendo que somente 4 por grupo avançaram para as fases finais do 4° dia de jogos. Novamente JP foi destaque em seu grupo, terminando na primeira colocação.
No 4° e último dia restaram somente 16 atletas por divisão, organizados em grupos de 4 botonistas, sendo que 2 classificavam para a fase seguinte de mata. JP ficou em 2° lugar no grupo com 2 atletas paranaenses e um paulista, obtendo direito a jogar as quartas-de-final. Partida essa contra o atleta Bel de Pernambuco. João Paulo jogava pelo empate por conta da melhor campanha, mas o placar final foi de 5×4 a favor do pernambucano que avançou de fase.
João Paulo terminou o torneio com a 6° colocação nesta divisão (38° geral). Quinho, atleta da cidade de Socorro/SP foi o grande campeão da 1° divisão (campeão geral), erguendo o título pela 6 vez na história, vencendo a final contra Marcos Vinícius (Vasco da Gama/RJ). Também foram disputados os títulos nas categorias master (campeão Mário Novaes/SP) e sub-18 (campeão João Antônio/PR).
A AHFM sediará a próxima etapa do estadual em Tapejara, no dia 15 de julho no Clube Comercial de Tapejara, a partir das 9h da manhã até as 18h.
O futebol de mesa em Tapejara tem o apoio e patrocínio das seguintes empresas: Supermercado Danieli, Dalposso Empreendimentos, Sol Ville Hotel, Colégio Volare, B2B Inteligência Competitiva, Josué Girardi/Vereador Juruna, Competenza Contabilidade e Clube Comercial de Tapejara.