Com paralisação de atendimentos no INSS, segurados perdem perícia agendada
A paralisação dos atendimentos nas agências do INSS desde essa quarta-feira têm causado reclamações de segurados e beneficiários. De acordo com o Instituto, não haverá atendimento presencial também nesta quinta e sexta-feira nas agências da Previdência Social. A justificativa são as mudanças programadas nos sistemas previdenciários, conforme solicitação da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência. Por conta do feriadão, o atendimento será retomado apenas no dia 3 de fevereiro.
O fechamento sem aviso prévio a muitos segurados causou transtornos àqueles que tinham perícia agendada. É o caso de Schauana Rodrigues de Souza, de 29 anos. A moradora do bairro Belém Velho tinha uma perícia marcada para 12h na agência localizada na avenida Bento Gonçalves, no bairro Partenon, em Porto Alegre. O atendimento já estava marcado há algumas semanas, e cabe ao INSS remarcar.
“Vou ter que remarcar agora. Não tem o que fazer”, diz. Ela vai tentar transferir a nova consulta com seu advogado. “É muito ruim, né? A gente gastou até aqui”, lamenta.
Ela faz tratamento para os rins com hemodiálise e estava afastada do trabalho há mais de 1 ano. É a segunda vez que Schauana tenta recorrer a um benefício. “Me falaram ali: ‘Vocês tinham que se basear pela televisão’, mas nem todo mundo vê, nem todo mundo tem acesso”, completa a trancista Sandra Nunes, de 27 anos, que é madrinha de sua filha e a acompanhava na perícia.
“A gente chegou aqui já em cima do laço para a perícia, e eles não entraram em contato para avisar que teria que reagendar. Se tivessem mandado um e-mail, telefonado ou uma mensagem no WhatsApp, mas não. Quem viu o noticiário ficou sabendo, ou então gastou até aqui”, diz.
A moradora de Alvorada Ionice Gomes dos Santos, de 66 anos, também foi à agência, para tentar retirar um empréstimo. Ela sabia das notícias sobre o fechamento. “Eu vi na televisão, mas vim tentar ver. Vai que esteja aberto”, disse. “Fica ruim, a gente está sem dinheiro, é aposentado. Quer agendar e não tem como. Tudo depende do INSS, e nem o 135 está funcionando. Está difícil”, lamentou.
Além do fechamento das agências, os serviços digitais do Meu INSS (site e aplicativo) e a Central Telefônica 135 estão indisponíveis até sábado. Segundo nota oficial do INSS, a paralisação é necessária para a “modernização” dos sistemas, com a promessa de maior estabilidade, segurança e eficiência.
Fonte: CP