Combate à violência contra mulher é tema de palestra no Centro Cultural
O governo de Tapejara, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu, na noite de quinta-feira (18), no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, palestras alusivas ao Agosto Lilás, mês de combate à violência contra a mulher.
O médico ginecologista e obstetra, Mario Blaya, falou sobre “Violência oculta contra a mulher”, abordando os diferentes tipos de violência sofrida pelas mulheres em todo Brasil. Ele destacou números e ressaltou a importância da Lei Maria da Penha, que, com apenas 16 anos, tem atuado no combate a crimes que envolvem as mulheres.
Na sequência, a equipe do Creas, por meio da assistente social Eliane Dias e da psicóloga Helena Loregian, falou sobre os serviços oferecidos junto à Secretaria de Assistência Social como forma de apoio às mulheres. Logo após, os soldados Rafael Spagnol, Maite T. Warken Vargas, e Taypson F. Back, da Patrulha Maria da Penhada Brigada Militar, palestraram sobre “Proteção à mulher contra violência doméstica”, onde, por meio de explicações técnicas, mas, também, através de exemplos, mencionaram casos atendidos no município e procedimentos realizados para se chegar a melhor solução para aquela situação.
A secretária da Assistência Social, Adriana Bueno Artuzi, acompanhada do secretário da Saúde, Rangel Antonio A. Maciel, acolheu os presentes e colocou à Secretaria, e os serviços oferecidos, à disposição de todos, destacando que a Pasta possui uma equipe multidisciplinar e extremamente qualificada para a atender e ajudar a solucionar problemas referentes à violência contra a mulher.
Prestigiaram as palestras, a primeira-dama Nara Terezinha Wolff, a esposa do vice-prefeito, Vanderleia Favretto, o secretário do Esporte, Cultura, Lazer e Turismo Claudio Giradi, além de coordenadores, servidores municipais e comunidade em geral.
As atividades que acontecem no mês de agosto fazem parte das comemorações alusivas aos 67 anos de Tapejara.