fbpx
EsportesGeral

Dia do Desafio terá atividades em cerca de 300 cidades gaúchas

Nesta quarta-feira, cidades de 14 países da América Latina recebem ações especiais pelo Dia do Desafio (DDD). O projeto, que é realizado no Brasil pelo Sesc, comemora 30 anos em 2025 com o objetivo de estimular que as comunidades separem alguns minutos de sua rotina para a prática de alguma atividade física, na promoção de hábitos saudáveis e qualidade de vida. No Rio Grande do Sul, cerca de 300 municípios terão programação, com a expectativa de colocar mais de 1 milhão de gaúchos em movimento.

“O Dia do Desafio é alinhado ao plano de ação global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a promoção da atividade física. A ideia é estimular a implementação de ações multissetoriais que incentivem a prática regular de exercícios e consolidem uma cultura permanente de movimento para a saúde”, explica o coordenador de Esporte e Lazer do Sesc/RS, André Vargas.

As ações do Sesc, Estado afora, contam com o apoio do governo estadual, das prefeituras, sindicatos, escolas, forças de segurança e diversas outras entidades e empresas, que realizarão atividades com seus colaboradores, clientes e alunos.

Em Uruguaiana, por exemplo, terá corrida noturna, a partir da meia-noite da quarta-feira. Praças públicas de cidades como Bagé Novo Hamburgo terão aulões abertos de ginástica ao longo do dia. Caxias do Sul terá uma tirolesa de 70 metros atravessando a Praça Dante Alighieri. Já Santa Maria oferecerá oficina de pickleball, esporte semelhante ao tênis que vem ganhando popularidade nos últimos anos e é novidade na região.

“A lista de atividades é enorme e voltada ao público de todas as idades. Mais do que celebrar os ’30 anos do Movimento’ estimulados pelo DDD, neste ano, o nosso grande desafio é fazer com que o movimento faça parte do dia a dia de um número ainda maior de pessoas. Esperamos que as comunidades abracem essa causa conosco e compareçam”, complementa Vargas.

Em Porto Alegre, diferentes espaços vão receber ações do Dia do Desafio. Na Orla do Guaíba, às 7h, um treinão de corrida deve reunir centenas de participantes, entre grupos locais, Corpo de Bombeiros e a comunidade em geral. Na Esquina Democrática, no Centro Histórico, uma parede de escalada e um futemesa prometem desafiar quem passa, das 8h às 15h.

No Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), a movimentação acontecerá das 8h às 16h com uma programação diversa. Na agenda, estão jogo dos cotonetes, futebol inflável, futebol caminhado para idosos, vivência de jogos paradesportivos, caminhada ecológica no Menino Deus e oficinas de ginástica artística, judô e kickboxing, entre outros.

Na sede do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, no bairro Anchieta, ações como oficina de skate, brinquedos infláveis e o “Desafio dos Bombeiros” vão movimentar colaboradores e a comunidade em geral. Atividades também ocorrerão no Parque Esportivo da PUCRS, na prefeitura municipal, em Centros Comunitários Regionais, sindicatos e nas unidades do Sesc Protásio Alves, 4º Distrito, Alberto Bins e Azenha. Essa última terá períodos com catraca livre na academia, aberta ao público em geral. “Será, certamente, um dia especial e de muito movimento na nossa Capital”, comenta o diretor do Sesc Azenha, Edson Domingues.

Algumas cidades organizam como desafio mutirões de doações de sangue. Além disso, em todos os pontos com atividades pelo Estado estarão sendo arrecadados litros de leite UHT que serão destinados a entidades assistenciais através do Sesc Mesa Brasil.

O projeto de assistência, através do Sesc Comunidade, também terá pontos de arrecadação dos donativos em mercados da Região Metropolitana: Bourbon Assis Brasil, Macromix São Leopoldo, Rissul Sapucaia do Sul, Rissul Novo Hamburgo e Fort Atacadista Canoas. No ano passado, em formato reduzido em função das enchentes, o DDD arrecadou mais de 20 mil litros de leite.

Fonte: CP