fbpx
GeralSaúde

Entenda por que as mulheres sentem mais dor e fadiga nas pernas ao correr

A corrida de rua se tornou uma das práticas esportivas mais populares entre o público jovem. Seja pela praticidade, pelo desejo de um estilo de vida mais ativo ou pelo incentivo das redes sociais, cada vez mais pessoas estão calçando os tênis e conquistando quilômetros. No entanto, junto com os benefícios da corrida, também surgem desafios físicos, como o cansaço e as dores musculares.

Cerca de 82% do público feminino se queixa de dores ou cansaço nas pernas após a atividade física, segundo uma pesquisa interna realizada pela Sigvaris Group, empresa especializada em soluções de compressão médica. Já entre os homens, a fatia é menor, 72%. O estudo também aponta que quase metade das mulheres (49%) sente dores após correr, enquanto esse sintoma aparece em 32% dos homens.

Além do gênero, a idade também influencia no aumento da fadiga. A pesquisa revelou que 67% dos corredores de 18 a 24 anos enfrentam esse problema, e a proporção cresce com o passar dos anos, chegando a 82% entre aqueles com 50 anos ou mais. O grupo entre 25 e 34 anos chega a 72%, enquanto aqueles entre 35 e 40 anos representam 79%.

Influência das questões hormonais e degeneração muscular

A cirurgiã vascular Allana Tobita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), explica que as mulheres possuem uma predisposição maior a esses sintomas devido à ação do hormônio feminino, que provoca vasodilatação e o processo pode gerar inchaço, fadiga e dores. Já a idade contribui para a degeneração vascular, tornando as veias mais frágeis ao longo do tempo.

Segundo a especialista, “a corrida é uma prática bastante recomendada para manter o corpo saudável, mas é importante também manter um ritmo leve, ter uma alimentação variada, hidratar-se bem, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo. Deve-se ainda buscar orientação médica nos casos em que os sintomas são muito frequentes”.

Acessórios que contribuem para o desempenho

Para auxiliar na prática esportiva, a médica ainda recomenda alguns itens que podem ajudar a melhorar a performance, resistência e a recuperação dos corredores. Confira:

• Tênis adequados: o modelo certo de tênis proporciona melhor absorção de impacto, reduzindo o risco de lesões e melhorando o conforto durante a corrida;
• Meias de compressão: auxiliam na circulação sanguínea, reduzindo a fadiga muscular e promovendo uma recuperação mais eficiente após a corrida;
• Roupas com tecnologia dry-fit: camisetas e shorts que facilitam a transpiração também ajudam a manter o corpo seco e confortável durante a prática;
• Relógio inteligente: pode ser um ótimo assistente no monitoramento de desempenho, frequência cardíaca e tempo de atividade, ajudando no acompanhamento da evolução dos treinos.

Fonte: CP