Erechim deve levar até dois meses no auxílio a atingidos por temporal
Passados 10 dias do que é considerado pelas autoridades o pior temporal da história de Erechim, a prefeitura apresentou um balanço do trabalho realizado desde 23 de novembro. Até às 8h desta quarta-feira, 43.255 pessoas (10.850 famílias) foram atendidas por consequência do granizo. Dos 412 feridos, quatro permanecem internados, sendo dois em tratamento intensivo.
Em 10 dias foram distribuídos mais de 2,6 mil rolos de lona (1,5 mil metros quadrados), além de 44,8 mil telhas de quatro milímetros e 11,07 mil de seis milímetros. A prefeitura instituiu vouchers, que os atingidos pelo temporal retiram para receber auxílio. Dos mais de 33,7 mil vouchers, 1,7 mil foram retirados e outros 4,03 mil entregues em casa.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Vagner Manica, 80% da cidade foi atingida pelo temporal. Em 10 dias a prefeitura conseguiu atender 32 bairros. “O número com certeza vai seguir aumentando. Mais cargas de telhas de fibrocimento, por exemplo, devem chegar ao município. Até o momento, 44 carretas já foram descarregadas, mas nossa previsão é que, até o final do trabalho, este número suba para 160”, salientou.
Segundo ele, apenas a zona Leste de Erechim não foi atingida pelo granizo. “Em imagens aéreas contabilizamos cerca de 770 casas danificadas nos bairros Progresso, Centro e Paiol. Já no bairro Cerâmica, até agora o número chegou a 1.087. Acredito que levaremos ainda mais dois meses para reparar o que foi danificado”, projetou.
Manica disse que as telhas de fibrocimento estão chegando na cidade, mas o problema é as pessoas conseguirem alguém para instalar de forma gratuita. A Secretaria Municipal de Assistência Social apresentou o balanço dos atendimentos prestados às famílias atingidas. Foram entregues 3,6 mil cestas básicas, 1,4 mil kits de limpeza e 701 kits de higiene, atendendo a 7,4 mil pessoas.
Na Central de Doações, foram distribuídos 115 colchões de casal e outros 198 colchões de solteiro. Na limpeza urbana, o trabalho foi intensificado, com a retirada de 360 cargas de entulhos de telhas de cerâmica e fibrocimento, resíduos dos 56 móveis destruídos e eletrodomésticos danificados, além do que foi levado ao Eco Ponto e aos outros seis pontos descentralizados de recebimento.
O Comitê de Gerenciamento de Crise anunciou que as próximas ações terão foco no restabelecimento das condições de moradia e no atendimento integral das famílias que ainda precisam de suporte. Entre as prioridades estão a conclusão da distribuição de vouchers, aceleração na entrega e instalação de telhas, intensificação da limpeza urbana e continuidade da distribuição de donativos.
Fonte: CP