Ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai
O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques foi preso nesta sexta-feira, 26, no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção, no Paraguai, ao tentar embarcar em um voo com destino a El Salvador. A informação foi divulgada pela Polícia Federal (PF).
Silvinei teria rompido a tornozeleira eletrônica em Santa Catarina, deixado o Brasil sem autorização judicial e seguido para o Paraguai. Com a violação do equipamento, os alertas foram disparados para as autoridades brasileiras, que iniciaram as buscas.
Após a detenção, Silvinei foi colocado à disposição do Ministério Público do Paraguai e deve ser expulso, com posterior entrega às autoridades brasileiras.
Na semana passada, Vasques foi condenado a 24 anos e seis meses de prisão pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por participação em tentativa de golpe de Estado. Ainda cabe recurso, por isso o ex-diretor aguardava em liberdade.
Ele fazia parte do núcleo 2 da trama golpista e foi condenado pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Vasques atuou para barrar o deslocamento de eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições de 2022.
Fonte: CP