fbpx
EsportesGeral

Expectativa no Grêmio é por maior utilização dos jovens em 2026

iminente contratação de Luís Castro deve impactar diretamente o futuro dos jovens da base do Grêmio. Aos 64 anos, o treinador português é conhecido por gostar de dar mais espaço a esses jogadores e potencializá-los no profissional. O maior exemplo da experiência com a base foi no Porto, quando trabalhou como coordenador de formação e depois passou para comandar a equipe B, entre 2013 e 2016.

Em Porto Alegre, Castro vai encontrar jogadores de muito potencial, principalmente oriundos da categoria Sub-17. Em outubro, o Tricolor foi derrotado nos pênaltis pelo Atlético-MG na decisão. Nomes como o zagueiro Luís Eduardo, o meio-campista Tiaguinho e o meia-atacante Gabriel Mec ganharam destaque. No último mês, eles estiveram com a Seleção Brasileira na disputa do Mundial da categoria, no Catar, terminando na quarta colocação.

Enquanto Luís Eduardo tem apenas um jogo no profissional, Tiaguinho ainda aguarda a primeira oportunidade. Mesmo com essa baixa minutagem no time principal, ambos já aparecem como alvos de clubes europeus. Recentemente, o zagueiro recebeu sondagens do Chelsea-ING e do Manchester United-ING. Já o meio-campista foi procurado pelo Como-ITA.

Gabriel Mec é o nome mais conhecido do trio. Antes mesmo de estrear no profissional, no Gauchão deste ano, o atacante esteve próximo de ser negociado com o Chelsea-ING, em 2024. Após entrar em campo em duas oportunidades no Estadual, ele voltou a ser alvo da Europa. No início de setembro, o Shakhtar Donetsk-UKR fez uma proposta, mas o atleta não quis ir atuar na Ucrânia.

Em 2026, o calendário será ainda mais apertado, tendo uma boa possibilidade desses e outros garotos serem mais aproveitados, principalmente no início do ano. Com a pré-temporada começando no dia 2 de janeiro, os profissionais terão pouco tempo até o início do Campeonato Gaúcho, marcado para o dia 10 de janeiro. Por conta disso, vai ser debatido com a nova comissão técnica a chance do Tricolor disputar as primeiras rodadas com os jovens da base. O foco deverá ser aproveitar esses atletas para que possam dar retorno esportivo e, futuramente, também econômico.

Fonte: CP