Federação Gaúcha descarta Gauchão com clubes uruguaios em um futuro próximo
A ideia de um Campeonato Gaúcho com a participação dos principais clubes uruguaios pegou os torcedores de surpresa na segunda-feira à noite, quando a possibilidade foi levantada pelo presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, durante o sorteio dos grupos da Copa Libertadores, no Paraguai. A proposta, por mais que seja considerada atraente por muitos dos envolvidos, não deve prosperar. Não pelo menos em um futuro próximo, o que significa pelo menos 2026 e 2027.
De acordo com uma nota oficial divulgada pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), a questão nunca foi tratada de forma oficial e mesmo sendo “interessante” e mostrando “a força a importância do futebol gaúcho no cenário internacional”, é complexa de ser viabilizada. A começar pelos vínculos de Peñarol e Nacional com a Associação Uruguaia de Futebol (AUF), que teriam que se desfeitos, o que não parece provável no momento.
Depois, o passo seguinte seria as duas equipes regularizarem as suas situações junto ao futebol brasileiro, com todo um processo burocrático que envolve inscrição no CNPJ e com as demais documentações necessárias, para só então se filiar à FGF. E ainda assim começar de baixo. “Cumpridos esses passos, pelo Estatuto da FGF, iniciariam sua jornada gaúcha com a disputa da Série B do Gauchão até que fossem conquistando vagas à Série A2 e depois à Série A1 (Gauchão). Além disso, como estariam filiados à FGF e à CBF, teriam que conquistar vaga à Série D do Brasileiro até chegar ao Brasileiro da Série A”, diz a nota da entidade.
A possibilidade de disputarem o Gauchão como convidados é inviável, até mesmo na medida que se trata de uma competição com rebaixamento. Na prática, por exemplo, dificilmente Brasil de Pelotas e Pelotas aceitariam ter que jogar a Série A2, enquanto clubes não filiados disputariam a Série A do Campeonato Gaúcho.
A Federação, no entanto, mostrou-se receptiva à possibilidade de integração entre os clubes gaúchos e uruguaios, desde que em outros moldes. “O futebol gaúcho estará sempre de portas abertas para receber os clubes uruguaios para disputa de torneios de integração e/ou preparação com os clubes do Rio Grande do Sul.”
Fonte: CP