Governo de Tapejara inicia projeto de implantação do SISBI-POA
O governo de Tapejara está promovendo a implantação do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), com objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção para garantir a inocuidade e segurança alimentar, independente da instância que fiscaliza o estabelecimento (município ou estado). Com isso, a inspeção no município será equivalente à fiscalização federal, e os produtos industrializados, em Tapejara, poderão ser comercializados em todo território nacional.
Para que isso se torne realidade, na quinta-feira (08), um novo passo foi dado por meio de reunião no gabinete da Prefeitura de Tapejara, onde o prefeito Evanir Wolff (BIG), juntamente com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Claudeomiro Sossella, recebeu a advogada Mariana Vedana e a médica-veterinária Letícia Sganzerla, representando o Cirenor, para tratar assuntos relacionados ao Consim – Projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Públicos de Municípios, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
De acordo com o prefeito BIG, o governo municipal fará os investimentos necessários para implementar o SISBI-POA em Tapejara. “Desde que assumimos o governo, articulávamos com as esferas superiores, a implantação do Sistema no município. Agora, com o apoio do Cirenor, teremos a vinda de uma profissional, a cada 15 dias, para nos auxiliar na elaboração e desenvolvimento das adequações necessárias para que o SISBI-POA seja autorizado, pelo governo federal, a funcionar em Tapejara”.
O encontro ainda contou com a presença do médico-veterinário do município, Anderson Tonial Soares.