GeralPolítica

Governo do RS vai mexer na estrutura geral de cargos do Executivo

Irá muito além de uma reestruturação de secretarias o projeto que o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), por solicitação do governo eleito, encaminhará à Assembleia Legislativa dentro das próximas duas semanas. O texto, que está sendo finalizado pelas equipes técnicas da transição, vai avançar sobre a estrutura de cargos do governo. Ele deve estar concluído entre o final da semana que vem e o início da próxima e, internamente, é tratado como uma mudança “ousada”.

Nesta quarta-feira, no encerramento dos seminários da transição, realizado no Instituto Caldeira, o governador eleito, Eduardo Leite (PSDB), confirmou que o projeto visa promover mudanças na estrutura geral dos cargos da administração estadual. “A estrutura vigente é muito antiga, ela acaba dificultando a gestão. Pretendemos modernizar e dar conformidade às necessidades do governo, equalizando e aumentando a transparência”, elencou Leite.

O tucano disse que algumas secretarias possuem determinados tipos de gratificações inexistentes em outras, o que pode dificultar, por exemplo, o processo de levar cargos para pastas prioritárias, como a Educação. “Vamos mapear quanto afinal recebe cada profissional no cargo de diretor ou assessor. Hoje ele pode ter uma gratificação, uma combinação com outro cargo, ou algum outro mecanismo, conforme a secretaria em que está. Isso faz com que não consigamos dizer com clareza qual a remuneração dos cargos. Vamos equalizar e atualizar a estrutura geral.”


Fonte: CP