Granizo causa danos e Gramado registra maior precipitação acumulada no RS nesta quinta
Um temporal de granizo causou danos em residências em Gramado, na região das Hortênsias, nesta quinta-feira. Além disso, a cidade registrou a maior precipitação acumulada no Rio Grande do Sul nas últimas 12 horas, desde que a chuva retornou ao Estado.
De acordo com a Defesa Civil Estadual, a precipitação foi de 69,3 milímetros nesta quinta. São Francisco de Paula, também na Serra, registrou 51,2 milímetros. Já a vizinha Canela teve menos da metade da chuva de Gramado, com 33,2 milímetros.
A forte precipitação que atingiu a cidade durante a tarde deixou ainda rastros de destruição em bairros como Várzea Grande e Casagrande. Equipes da Defesa Civil Municipal atuam nos locais mais atingidos auxiliando as famílias com a distribuição de lonas.
Possível microexplosão em Restinga Seca
A passagem de um temporal causou estragos também em Restinga Seca, na região Central do RS, nesta quinta-feira. Imagens de câmeras de monitoramento mostram o momento em que uma coluna de chuva, acompanhada de fortes ventos, causou transtornos na cidade.
Ainda conforme a Defesa Civil Estadual, o evento está sendo analisado como uma possível microexplosão pelo Centro de Monitoramento do órgão. As rajadas de vento na cidade chegaram a 53,1 km/h e o acumulado de chuva alcançou 35,2 milímetros.
Cidades com maior precipitação*
- Gramado – 69,6 milímetros
- Três Passos – 54,4 milímetros
- Alpestre – 54,2 milímetros
- São Francisco de Paula – 51,2 milímetros
- São Sepé – 50,3 milímetros
Cidades com maior registro de ventos*
- Victor Graeff – 86,9 km/h
- Santana da Boa Vista – 83,7 km/h
- Planalto – 75,6 km/h
- Porto Aletre – 70,4 km/h
- Ajuricaba – 69,2 km/h
*Dados da Defesa Civil Estadual nas últimas 12h
Fonte: CP