fbpx
GeralPolítica

Granpal cobra de Leite detalhamento da readequação do Assistir no RS

Em uma reunião com momentos descritos como “estressantes”, a readequação do programa Assistir, que repassa recursos do Estado para hospitais gaúchos, voltou a ser pauta entre o governador Eduardo Leite (PSDB) e a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), na tarde desta quinta-feira, no Piratini.

No encontro, mobilizado pela entidade, que teve a presença da secretária da Saúde, Arita Bergamann, e do secretário-chefe da Casa Civil em exercício, Gustavo Paim, Leite comprometeu-se a publicizar aos prefeitos a tabela com o novo regramento até segunda-feira, segundo os gestores.

“No ano passado acordamos com o Estado a constituição de um grupo de trabalho para revisar os critérios do programa Assistir. Esse grupo concluiu uma proposta encaminhada ao governador e ainda não tínhamos recebido o retorno”, disse o prefeito de Esteio e presidente da Granpal, Leonardo Pascoal (PP).

A partir do recebimento da tabela, hospitais poderão apresentar propostas de ampliação de oferta de serviços ao Estado, dentro dos novos critérios, para tentar reduzir ou equacionar as perdas.

“Nós acordamos que os hospitais interessados possam elaborar seus planos e encaminhar para a Secretaria Estadual da Saúde. Pedimos que, antes de ser ofertadas a possibilidade de ampliar serviço para novos prestadores, que esses que têm a perspectiva de redução possam ser atendidos primeiro. Aqueles que tem capacidade instalada e condições de ampliar ofertas”, explica.

Fonte: CP