Grêmio tem atenção especial com Amuzu
Desfalque no último final de semana, Amuzu deverá estar em campo neste domingo, às 18h, no Alfredo Jaconi, contra o Juventude, pela partida de volta das semifinais do Gauchão. O atacante belga espera pela publicação da renovação do visto de trabalho no Diário Oficial da União, que, segundo o Grêmio, vai acontecer até esta sexta-feira.
Além dessa questão jurídica, o Tricolor se preocupa com outro assunto para poder contar com o jogador na Serra Gaúcha. Por Amuzu ser um praticante do Islã, o Tricolor montou um protocolo especial para o atacante cumprir o Ramadã, que começou na noite da última terça-feira e se estenderá até 19 de março. Durante esse período, estabelece-se um jejum total entre o nascer e o pôr do sol, e nem mesmo água deve ser ingerida pelos muçulmanos.
O Grêmio seguirá as mesmas diretrizes adotadas pela Uefa, aproveitando as paradas durante os jogos, seja por atendimentos a outros atletas ou revisões do VAR, para hidratar e ingerir alimentos energéticos para Amuzu. O objetivo é que o atleta possa cumprir os seus rituais religiosos e, ao mesmo tempo, ter o melhor desempenho desportivo pelo clube.
Quando entrar em campo no domingo, por exemplo, o atacante terá feito a última refeição antes das 6h11min da manhã, hora do nascer do sol em Caxias do Sul. Já por volta de 19h04min, após o pôr do sol, quando o duelo estará no início da etapa final, Amuzu poderá voltar a se hidratar e a consumir alimentos energéticos.
Durante esse período, as refeições para os muçulmanos dividem-se em duas principais: o Suhoor (pré-amanhecer) e o Iftar (quebra do jejum ao pôr do sol). Com base no cronograma desenvolvido por especialistas e também aproveitando as diretrizes adotadas pela Uefa, o Tricolor acredita que terá Amuzu saudável tanto para os treinos, como para os jogos que terá até 19 de março, data final do Ramadã, que faz parte do nono mês do calendário islâmico.
Fonte: CP