Grêmio tem recorte preocupante na campanha do Brasileirão
Há sete rodadas na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, o Grêmio não chegou nessa situação à toa. Dos últimos dez jogos disputados na competição nacional, o Tricolor somou apenas cinco pontos, com seis gols marcados e 15 gols sofridos. O aproveitamento é de apenas 16,6%, culminando na 18ª colocação na tabela, com 11 pontos conquistados.
O único resultado positivo nesse período foi contra o lanterna Fluminense por 1 a 0, no Centenário, em Caxias do Sul. Gustavo Nunes marcou o gol que devolveu o Grêmio ao caminho das vitórias após sete partidas. Foram ainda sete derrotas: Bahia (1 a 0), Bragantino (2 a 0), Flamengo (2 a 1), Botafogo (2 a 1), Fortaleza (1 a 0), Inter (1 a 0) e Juventude (3 a 0). Além de dois empates: Atlético Goianiense (1 a 1) e Palmeiras (2 a 2).
Os resultados são fruto das atuações que preocupam e, consequentemente, não trazem perspectiva de melhora. A esperança para deixar essa situação incômoda tem sido as “garantias” de Renato Portaluppi nas últimas entrevistas coletivas, embora ainda não tenha se confirmado dentro de campo. Após a derrota para o Juventude por 3 a 0, o treinador voltou a assegurar que o clube vai deixar a zona de rebaixamento e melhorar na tabela do Brasileirão. Renato falou que o torcedor pode acreditar em um futuro diferente do que aconteceu em 2021, quando o Tricolor foi rebaixado, porque está no comando.
“Não quero falar de 2021. Quando eu fui embora do Grêmio, falei que ia acontecer isso (rebaixamento). Porque eu estou aqui. Tenho a palavra do presidente, do vice e do executivo e tenho a confiança no meu grupo. Eu confio no meu grupo até a morte. Estou botando a minha cara para bater que o Grêmio vai sair dessa situação”, garantiu ele, no Alfredo Jaconi.
Para voltar a vencer e tentar sair do Z-4, o Grêmio entra em campo nesta quarta-feira, no Centenário, para enfrentar o Cruzeiro, às 18h30min, pela 16ª rodada. Eliminado da Copa América com a seleção venezuelana, Soteldo deverá ficar à disposição. O treino desta terça-feira pela manhã vai definir o time titular diante dos mineiros.
Fonte: CP