Hugo Calderano é impedido de entrar nos EUA e fica de fora de torneio em Las Vegas
Após uma temporada com grandes feitos, o mesa-tenista Hugo Calderano ficará de fora do WTT Grand Smash, em Las Vegas, nos Estados Unidos, porque foi impedido de ingressar no país. A dispensa de visto teria ocorrido em razão do brasileiro ter ido a Cuba, em 2023, para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Como tem cidadania portuguesa, Calderano só precisaria informar a entrada nos EUA através do Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), já que os países da União Europeia integram o Programa de Isenção de Visto. Depois de um período maior que o habitual sem respostas, o atleta entrou em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras (CPB) e então foi informado que não estaria mais elegível para ingressar ao país.
Assim que soube da impossibilidade de entrada, Hugo tentou solicitar o visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos e do Comitê Olímpico dos EUA, mas não obteve resposta em tempo hábil para a competição em Las Vegas, que inicia nesta quinta-feira, o que o fez ficar de fora.
“Lamento ficar de fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, informou Calderano através das redes sociais.
Fonte: CP