fbpx
GeralMundo

Irã diz que EUA cruzaram ‘linha vermelha muito grande’ e marca reunião com Putin

O ministro das relações exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou neste domingo (22) que os Estados Unidos “violaram o Direito internacional” ao atacar bases de enriquecimento de material radioativo para a suposta produção de bombas nucleares no país persa.

Em Istambul, na Turquia, o chanceler disse a jornalistas que os americanos “cruzaram uma linha vermelha” com os disparos autorizados da véspera pelo presidente americano, Donald Trump, a instalações em Fordow, Natanz e Isfahan.

“Os Estados Unidos mostraram que eles não têm qualquer respeito à Carta das Nações Unidas. Eles não têm respeito ao direito internacional. Os Estados Unidos cruzaram uma linha vermelha muito grande ao atacar plantas nucleares, afirmou.

Araqchi disse que ainda não consegue dimensionar o tamanho dos danos causados no país. “Ainda não tenho a exata informação sobre o grau de danos [às instalações nucleares]”, disse. Em seguida, emendou em tom de ameaça: “Não estou em posição de revelar o que vamos fazer em resposta ao que os americanos fizeram ontem à noite”.

Reunião com Putin

“Vou a Moscou nesta tarde porque tenho uma reunião com o presidente Putin amanhã de manhã. A Rússia é uma amiga do Irã”, afirmou o chanceler do regime dos aiatolás.

Mais cedo, conforme a agência Reuters, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, escreveu no Telegram: “Trump, que se apresentou como um presidente defensor da paz, começou uma nova guerra para os Estados Unidos.”

Fonte: R7