fbpx
GeralRural

Irrigação impulsiona fruticultura gaúcha

As altas temperaturas, associadas à baixa umidade do ar, têm favorecido algumas culturas de frutas no RS como abacaxi, morango e uva. Por outro lado, melancia e melão sofrem os efeitos do clima seco. O gerente técnico estadual e diretor técnico em exercício da Emater/RS-Ascar, Luis Bohn, ressalta a importância da irrigação para que o produtor possa enfrentar esses períodos. “A irrigação nesse momento, em especial para a viticultura ou mesmo as melancias e melões, é fundamental, pela necessidade fisiológica dessas frutíferas, pois permite que as frutas se desenvolvam a um tamanho de boa aparência”, avalia.

O aumento da produtividade da melancia, que está na fase de colheita, é resultado do uso de tecnologias, como de irrigação por aspersão e fertirrigação por gotejamento. Atualmente, são irrigadas 60% das áreas de melancia nos municípios de São Jerônimo e Arroio dos Ratos. “Temos exemplos bem claros das vantagens de irrigar, com um produtor produzindo 15ton/ha e outro, do outro lado da estrada, produzindo 75ton/ha”, compara o extensionista Marcelo da Silva Fortes, ao recordar que, “quando o sistema de irrigação por gotejamento começou a aparecer em São Jerônimo e Arroio dos Ratos, os lavoureiros não acreditavam que aquele pinga-pinga fosse fazer diferença. Hoje, passados uns seis anos, a situação é bem diferente”, celebra.

Favorecida pelo calor, a safra 2025/2026 do abacaxi de Terra de Areia deve ser de 7,5 milhões de frutos. “O abacaxi é uma fruta não climatéria, ou seja, é colhida bem madura. Depois de desconectado da planta-mãe, ele pode mudar de cor, mas não acrescenta mais açúcares”, explica o extensionista e técnico em Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Wolnei Marcio Fenner.

morango também está no auge de produção no Estdo. Atualmente, 588 hectares são cultivados por 2.631 famílias de agricultores. Segundo dados do Levantamento Frutícola de 2025 realizado pela Emater/RS-Ascar, as três principais regiões produtoras de morango são a Serra, Vale do Caí e também a região de Pelotas.

Fonte: O Sul