fbpx
EsportesGeral

Luís Castro lidera reestruturação no Grêmio

Quando assumiu o Grêmio, em 8 de dezembro, a nova gestão já tinha o alvo definido para ser o novo comandante: Luís Castro. Mas não era só isso que o presidente Odorico Roman projetava com a chegada do profissional português. Além de comandar a equipe, o treinador de 64 anos foi o escolhido para liderar a reestruturação no futebol do Tricolor.

Uma semana após o anúncio de Castro, os primeiros movimentos da reformulação começam a aparecer. Entre a última quarta e quinta-feira, dois profissionais da comissão permanente do clube foram demitidos. Primeiro foi James Freitas, auxiliar técnico que estava na Arena desde julho de 2024 — era a sua terceira passagem pelo Grêmio. No dia seguinte, foi a vez do treinador de goleiros Mateus Famer, que havia sido contratado em janeiro deste ano. Ele tem trajetória pela base do clube gaúcho, onde atuou por 12 anos. No Brasil, trabalhou dois anos no Vasco.

Em ambas as saídas, a justificativa da direção gremista foi a mesma: Luís Castro já tem pessoas para ocupar essas funções. O técnico chegará a Porto Alegre com outros seis profissionais para a comissão técnica, sendo Vitor Severino o responsável por ser o auxiliar técnico e Daniel Correia por ser o preparador de goleiros.

Um outro profissional havia sido desligado antes mesmo da contratação de Castro. Fernando Lázaro, coordenador do setor de análise e desenvolvimento do departamento de futebol, deixou o clube em 8 de dezembro, sendo um dos primeiros atos de Odorico e seus pares.

Essas ações vão ao encontro do que sempre externou Luís Castro nas conversas com o Tricolor. Além de ver com bons olhos voltar a trabalhar no Brasil, o português desejava fazer parte de um projeto que tivesse voz ativa nas organizações do clube: seja no profissional, seja nas categorias de base.

A partir destas movimentações, a direção do Grêmio indica que Castro, que tem contrato até o final de 2027, é o plano A, B e C. Com a sua chegada à capital gaúcha neste final de semana, o profissional vai se reunir com o departamento de futebol e alinhar novas definições, entre elas, por exemplo, os jogadores que serão aproveitados ou que podem ser negociados em 2026.

Fonte: CP